segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Reflexão

Assumindo as nossas atitudes

( João 4.28-30 )

Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens:

Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto eu tenho feito; será este, porventura, o Cristo? Saíram, pois, da cidade e vinham ter com ele. (João 4.28-30)

Conheço uma pessoa que abandonou uma carreira promissora para servir a Jesus. Deixou tudo sem pestanejar. Sua vida foi totalmente transformada. As pessoas que conviveram com ele não acreditavam em tal coisa.

O nosso texto fala de uma mulher que ao encontrar-se com Cristo, tem sua vida transformada. Ela toma uma nova postura e age de modo diferente. A pensar no exemplo desta mulher, devemos refletir no que ela nos ensina.

É necessário deixar para trás aquilo que nos atrapalha. A mulher deixou o cântaro. Era o seu depósito de água, mas para chegar mais depressa ela o deixou para trás. Na vida, quando temos decisões importantes, é necessário discernimento para deixar o supérfluo para trás. Não podemos correr com coisas que irão nos sobrecarregar. É preciso ter coragem para deixar para trás algo que é considerado muito importante para nós. Devemos aprender com a samaritana.

É necessário assumir a responsabilidade do que fizemos. A coragem dessa mulher é fabulosa. Ela reconhece perante todos o que fez no passado. Não escamoteia. Não se esconde mais. Assume o seu passado, mas reconhece que este já não é uma realidade na sua vida. Ela pode voltar a viver em comunidade. É por este motivo que ela anuncia não a transformação que houve em sua vida, mas o Transformador da sua vida.

É necessário coragem para chamar outros para encontrarem-se com o Mestre. Esta mulher que ia buscar água durante o dia, que estava alijada da sociedade, aparece em sua cidade a chamar todos para seguirem-na, pois ela os levaria ao encontro de Messias. É uma coragem muito grande. Devemos pensar na discriminação que ela sofria, mas mesmo assim, enfrentou tudo para falar da experiência maravilhosa que teve em sua vida. Aqui fica o desafio para todos nós de olharmos para o nosso passado, ver os nossos erros e ter a certeza que eles são lançados foras quando nos encontramos com Jesus. Do mesmo modo que a mulher tem sua vida restaurada e deixa o cântaro de lado, nós precisamos também deixar o nosso passado e as atitudes dele. É preciso desejar uma nova vida, ter uma nova atitude e seguir em frente.

Numa sociedade segregadora, cheia de preconceitos, é preciso ter coragem para assumir o que se fez no passado e fundamentalmente reconhecer os erros e afirmar que aconteceu uma mudança radical na vida e que a restauração nos capacita a estar em plena comunhão com a sociedade.

Que tenhamos coragem de deixar para trás tudo o que nos atrapalha na caminhada da comunhão.

Amém.


Fonte: www.tele-fe.com.br
Contato (gospeljovens@gospeljovens.net)

Um comentário: